Os seguros empresariais são formas de garantir que imprevistos dos mais diversos tipos não interfiram no funcionamento geral do estabelecimento. Independentemente do ramo e do tamanho da empresa, cuidar do patrimônio e dos empregados é fundamental. Alguns deles são obrigatórios, dependendo da atividade empresarial e das funções dos trabalhadores. Neste post, você vai conhecer sete tipos de proteção que são fundamentais para o seu negócio. Confira:
Proteção do patrimônio
Os seguros para proteção do patrimônio empresarial abrangem vários tipos diferentes. O seguro contra incêndios, explosões e fumaça garantem a indenização em caso de danos ao imóvel ou aos bens, de acordo com o valor segurado. O seguro contra danos elétricos protege a empresa em caso de prejuízo a equipamentos eletroeletrônicos causados por curto-circuito, queda de raios e variação de tensão.
Existem ainda seguros específicos contra danos causados por desastres naturais, roubos e furtos, dentre outros.
Lucros cessantes
Enquanto alguns tipos de seguros empresariais protegem o patrimônio físico da empresa, outros garantem a reparação da perda de receita por causa do sinistro. Quando um estabelecimento sofre danos estruturais por causa de um incêndio ou fenômenos provocados por fatores ambientais, por exemplo, mesmo com a restauração dos bens atingidos há um prejuízo ao andamento normal das atividades empresariais. Isso resulta em perda financeira. O seguro de lucros cessantes pode pagar as despesas fixas e até o lucro bruto da empresa em caso de prejuízo ou fechamento temporário.
Responsabilidade civil
Por causa de acidentes ou imprevistos, o seguro de responsabilidade civil visa o ressarcimento dos danos provocados a terceiros. A cobertura pode se estender a estabelecimentos, veículos, empregados e equipamentos, por isso há variações. Alguns tipos são de contratação obrigatória dependendo do ramo da entidade.
Seguro de frota
Para empresas que possuem vários veículos, o seguro de frota é indispensável. Meios de transporte terrestres, aquáticos e aéreos estão suscetíveis a falhas e acidentes, e a reparação dos danos pode custar muito caro. O valor do desconto aumenta de acordo com a quantidade de veículos, e a cobertura do serviço pode ser personalizada para se adaptar ao perfil do cliente (área de circulação, modelo da frota, tipo de serviço prestado pela empresa, etc).
Seguros empresariais contra acidentes envolvendo empregados
O seguro contra acidentes de trabalho é obrigatório para toda empresa que possui empregados. Já o seguro de acidentes pessoais deve ser adquirido nos ramos em que há risco ou exigência física por parte dos trabalhadores. Esses seguros protegem contra ocorrências que podem trazer danos à equipe e à própria empresa.
Seguro saúde e odontológico
Esse tipo de seguro também tem foco nos empregados. Diferentemente do plano de saúde, o seguro saúde possibilita a livre escolha de médicos e hospitais. Além disso, o reembolso é regra. Os serviços e a abrangência vão depender do contrato assinado, assim como o tipo de cobertura. Há contratos individuais, familiares e coletivos.
A cobertura odontológica geralmente é opcional, mas deve cobrir consultas, tratamentos, cirurgias e todos procedimentos determinados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Alguns planos fornecem procedimentos adicionais.
Seguro para estagiários
Os estagiários não têm as mesmas garantias que os empregados contratados pelo regime celetista. Por isso, o seguro de vida para esses profissionais está previsto por lei. A cobertura geralmente abrange invalidez total ou temporária e morte do segurado.
Esses são os 7 seguros empresariais que você precisa ter na sua empresa. Nenhum estabelecimento está livre de correr riscos, mas é possível anular ou minimizar os prejuízos. Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo.